Blog

Máquinas agrícolas: comprar ou alugar?

Comprar ou alugar máquinas agrícolas? Na hora de aumentar a produção do seu agronegócio, essa passa a ser uma das principais dúvidas do produtor rural.

Não existe uma resposta simples e universal para essa pergunta, pois ela depende de muitos fatores no momento de otimizar os processos e atingir resultados melhores.

Cada caso é um caso. Portanto, para tomar uma boa decisão, é preciso conhecer os custos operacionais das máquinas.

Além disso, saber o tamanho da sua propriedade, o quanto as máquinas serão utilizadas, entre outras informações.

Para saber como tomar essa decisão com mais conhecimento, continue acompanhando esse artigo.

Comprar ou alugar: fatores para levar em consideração

Como já ficou claro, não existe uma resposta simples para essa pergunta.

Até 2014, no auge da crise econômica, a compra de máquinas agrícolas era muito difícil para a maioria dos produtores rurais, devido à restrição de crédito. Dessa forma, alugar máquinas agrícolas era sempre uma boa opção.

Aliás, com a crise sendo deixada para trás fica a questão: é melhor comprar máquinas agrícolas ou o aluguel é ainda uma boa opção?

Dessa forma, para te ajudar a tomar uma decisão que mais se encaixa nas suas necessidades, vamos apresentar alguns fatores que você deve levar em consideração ao decidir comprar ou alugar máquinas agrícolas.

Pense nas necessidades da sua lavoura

Primeiramente, você deve perguntar: “o que eu preciso que essa máquina agrícola me ofereça?”.

É só levando em conta a cultura e as condições da sua plantação que você poderá tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Faça uma análise financeira

Uma análise financeira sincera do seu negócio é outro fator importante. Como está a condição financeira atual? As perspectivas futuras são positivas?

Você possui o dinheiro necessário para fazer uma compra de grande valor? Existe a possibilidade d

e adquirir uma linha de crédito para comprar máquinas agrícolas?

Desse m1 1 300x200 - Máquinas agrícolas: comprar ou alugar?odo, caso esteja pensando em financiar, tenha a certeza de que será capaz de arcar

com essa responsabilidade a médio ou longo prazo.

Embora o aluguel das máquinas agrícolas possa representar um gasto recorrente do produtor, o investimento inicial é mais baixo.

Por isso, no caso de não poder pagar à vista ou se comprometer com um financiamento, essa pode ser a melhor opção.

Frequência de uso das máquinas agrícolas

Outro fator para se levar em consideração ao comprar ou alugar máquinas agrícolas é a frequência desse maquinário.2 300x188 - Máquinas agrícolas: comprar ou alugar?

Em alguns setores onde o maquinário será utilizado por menos tempo durante o ano. Dessa forma, o aluguel é mais vantajoso. Isso porque, assim, é possível destinar o capital para outras áreas da lavoura, como aumentar o plantio ou arrendar mais terra.

Custos operacionais das máquinas

Aliás, um fator importante é o cálculo dos custos operacionais das máquinas.

Ele é feito obtendo o somatório do custo de aquisição e de todos os custos de operação da máquina, divididos entre custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos:

  • Depreciação
  • Juros do financiamento ou empréstimo, se houver
  • Abrigo
  • Seguro
  • Impostos

Custos variáveis:

  • Combustível
  • Lubrificantes
  • Manutenção
  • Mão de obra

Somando todos esses custos, deve-se obter então o chamado “custo total”.

Dessa maneira, deve-se seguir a seguinte fórmula: dividir o valor dos custos fixos anuais pelo somatório do preço médio da hora trabalhada com os custos variáveis anuais.

Assim, se obtém o valor do chamado “ponto de equilíbrio”.

Ponto de equilíbrio = Custos Fixos Anuais / Valor médio da hora trabalhada + custos variáveis anuais

Desse modo, suponhamos que o valor do ponto de equilíbrio seja 1000. Isso significa que se, em um ano, a máquina agrícola for ser usada por mais do que 1000 horas, a sua aquisição vale a pena.

Portanto, caso seja menor que 1000, é mais vantajoso que seja alugada.

Comprar máquinas agrícolas: vantagens e desvantagens

Agora que você já entendeu melhor quais são os fatores que devem influenciar nessa decisão, confira algumas vantagens e desvantagens de optar por comprar máquinas agrícolas.

Vantagens de comprar máquinas agrícolas

  • As máquinas agrícolas próprias estarão sempre disponíveis. Portanto, não vai depender de terceiros para realizar o trabalho;
  • O maquinário adquirido torna-se um ativo da sua empresa. Dessa maneira, pois o dinheiro gasto pode ser recuperado no futuro vendendo o equipamento;
  • O investimento é alto, mas não precisa ser feito à vista. Há opções de financiamento e crédito especiais para o produtor rural que podem ser muito vantajosas em alguns casos;
  • Você pode contar com a garantia do fabricante pelos primeiros anos de uso;
  • Há a opção de adquirir uma máquina agrícola usada também. Dessa forma, diminui o investimento e mantém as vantagens de comprar ao invés de alugar.

Desvantagens de comprar máquinas agrícolas

  • É uma opção menos flexível. Portanto, se as necessidades da lavoura mudarem, você estará “preso” àquela máquina que foi adquirida. Vendê-la e comprar outra é um processo mais lento do que simplesmente mudar o equipamento que irá alugar;
  • Após o vencimento da garantia, quaisquer problemas mecânicos e de manutenção gerarão custos ao produtor;
  • O investimento é alto, e pode ser inviável para produtores menores.

Alugar máquinas agrícolas: vantagens e desvantagens

Assim como a compra de máquinas agrícolas, o aluguel também oferece prós e contras, que devem ser considerados antes de tomar a decisão.

A locação já é comum em países como Estados Unidos e Argentina. No Brasil, está mais presente no Sudeste, por ser mais disseminada entre os produtores de cana-de-açúcar.

Em alguns casos, em que as máquinas têm valor de mercado acima de R$ 2 milhões, pode ser uma alternativa para agricultores que precisam aumentar a eficiência de operações de campo, mas não têm capital para investir na renovação da frota.

Confira as vantagens e desvantagens:

Vantagens de alugar máquinas agrícolas:

  • Traz mais flexibilidade ao produtor. Ele pode aumentar a quantidade de máquinas agrícolas, sem um grande comprometimento financeiro;
  • Há uma grande quantidade de maquinas disponíveis para locação. Então, garante que o produtor encontre o que atende exatamente à sua necessidade;
  • Pode contar com ajuda da empresa locadora em relação à manutenção e o processo produtivo da máquina;

O investimento é menor. Assim, o seu dinheiro poderá ser aplicado em outras áreas da lavoura.

Desvantagens de alugar máquinas agrícolas:

  • No caso de compra, é possível vender o equipamento usado e recuperar parte do dinheiro investido. Entretanto, no aluguel, o valor que foi investido não retornará de nenhuma forma no futuro;
  • Você dependerá de terceiros para realizar o trabalho, e o prazo de disponibilidade do equipamento pode não ser o que você gostaria, especialmente em épocas de alta procura.

Portanto, com esse artigo esperamos ter apresentado os “prós e contras” na hora de decidir se pretende comprar ou alugar máquinas agrícolas.

Sabemos que hoje o setor ainda está em fase de recuperação, após anos de crise econômica. Para muitos especialistas, o momento ainda é de cautela. Portanto, a locação seria a melhor saída.

Mas, como dissemos, cada caso é um caso. Cabe a você, produtor rural, analisar os fatores apresentados acima e tomar uma decisão: comprar ou alugar!

Fonte: MF Rural

marketing@vmaq.ind.brMáquinas agrícolas: comprar ou alugar?