Blog

Desenvolvida primeira Mandioca rica em ferro

Pela primeira vez, uma equipe internacional de cientistas, liderada por Narayanan Narayanan, Ph.D., Cientista Principal de Pesquisa, e Nigel Taylor, Ph.D., Associate Fellow e Dorothy J. King Distinguished Research Fellow do Donald Danforth Center for Plant Sciences, e seus colaboradores na Nigéria, liderados por Ihuoma Okwuonu, Ph.D., do National Root Crops Research Institute, em Umudike, Nigéria, e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, desenvolveram mandioca que mostra um alto nível de resistência à doença do mosaico da mandioca (DMC), doença da estria marrom da mandioca (CBSD), bem como níveis mais elevados de ferro e zinco.

Esta é a primeira vez que resistência a doenças e características múltiplas de biofortificação foram combinadas dessa forma em uma cultura sem cereais. Opesquisafoi publicado recentemente no Plant Biotechnology Journal . Os coautores incluem Getu Beyene, Ph.D., Raj Deepika Chauhan, do Danforth Center, e Michael A. Grusak, Ph.D., do Centro de Pesquisa Agrícola de Red River Valley do USDA-ARS em Fargo, Dakota do Norte.

168880040o - Desenvolvida primeira Mandioca rica em ferroA pesquisa é baseada em um estudo de 2019 publicado na Nature Biotechnology , o que mostra que era possível aumentar o conteúdo mineral das raízes de armazenamento de mandioca. A tecnologia mediada por RNA de interferência (RNAi) foi usada para atingir resistência à CBSD em duas cultivares preferidas por agricultores da África Oriental e duas da Nigéria, juntamente com os transgenes AtIRT1 (principal transportador de ferro) e AtFER1 (ferritina) para atingir níveis nutricionais, ferro e zinco níveis em raízes de reserva de mandioca (145 e 40 µg / g de peso seco, respectivamente).

A resistência inerente ao CMD foi mantida em todos os quatro cultivares de mandioca enriquecidos com minerais, resistentes a doenças, demonstrando que esta técnica poderia ser implementada em múltiplas variedades preferidas pelos agricultores para beneficiar a segurança alimentar e nutricional dos consumidores na África.

Fonte: Agrolink

marketing@vmaq.ind.brDesenvolvida primeira Mandioca rica em ferro