Blog

Ambev lança ‘Esmera de Goiás’, nova cerveja regional de mandioca

A Ambev apresentou à imprensa o novo rótulo regional, já disponível no mercado local: a cerveja Esmera. Elaborada para brindar o que há de melhor do povo goiano, a nova cerveja leva mandioca em sua composição e foi inspirada na identidade, costumes e tradições do povo de Goiás. O governador Ronaldo Caiado participou do evento.

Classificada pela companhia como uma bebida saborosa e refrescante, a Esmera de Goiás exalta a cultura goiana e contribui para o desenvolvimento do estado. A novidade promete aliviar os dias mais quentes e embalar boas conversas nos bares da capital e do interior. O produto já está disponível nos principais bares e mercados de Goiás.

0 1 - Ambev lança ‘Esmera de Goiás’, nova cerveja regional de mandioca

“Esmera é uma adaptação de esmero, palavra que significa cuidado, capricho, perfeito. É com este sentimento que servimos a este povo forte e alegre um produto feito por goianos e para goianos”, destaca o gerente de marketing da Esmera, Leandro Thot. O nome escolhido reflete a garra do goiano, que trabalha com dedicação para alcançar suas conquistas. Também faz referência à esmeralda – riqueza típica do Cerrado goiano e a cor das águas das cachoeiras da região da Chapada.

 

O rótulo leva tons de verde e dourado, elementos que remetem à riqueza da região, especialmente por valorizar a cultura e impulsionar a economia de locais que preservam a história, a exemplo da comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante. A logomarca destaca ainda as belezas naturais através das águas da cachoeira de Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros.
Com o lançamento, a nova cerveja busca presentear os consumidores goianos com uma nova opção que exalta a diversidade goiana por meio de uma cerveja exclusiva. “Goiás é um mercado importante para a Cervejaria Ambev. Após tantos anos de presença no estado, acreditamos que este é um ótimo momento para presentear a região com uma cerveja de excelente qualidade, feita em Goiás, com ingredientes locais e exclusiva para o goiano”, assinala Guilherme Machado, diretor comercial da Ambev na região Centro Oeste.

Agricultura Familiar

A Ambev adquire toda a matéria-prima diretamente de pequenos produtores de mandioca em oito municípios goianos: Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Niquelândia, Novo Mundo e Colinas do Sul – esta é uma forma da companhia valorizar a agricultura familiar e a economia local.

“A Esmera tem um papel social importante, ao desenvolver uma cadeia produtiva da região e movimentar significativamente a microeconomia das áreas de plantio”, pontua Ricardo Melo, vice-presidente de Relações Institucionais da Ambev.

O processo produtivo acontece na Cervejaria de Anápolis, com mandioca cultivada no cerrado goiano, na região de Cavalcante – Chapada dos Veadeiros, o que torna esta cerveja ainda mais especial, pois é feita por goianos e para goianos. A Cervejaria Ambev já adquiriu 234 toneladas de mandioca produzida pela agricultura familiar. A expectativa é que até 2021 este número chegue a 3 mil toneladas.2 1 300x169 - Ambev lança ‘Esmera de Goiás’, nova cerveja regional de mandioca

Além de garantir a compra de toda a produção, nesta primeira etapa, o projeto está impactando diretamente 352 pessoas da cadeia produtiva da Esmera, gerando novas oportunidades de negócios para a agricultura familiar, para o setor cervejeiro e para o mercado de bares e restaurantes. Até 2025, aproximadamente 2.500 pessoas ligadas à agricultura familiar nesta região serão diretamente impactadas.

De acordo com a Ambev, a Esmera passa por rígidos critérios de controle e qualidade. A comercialização da bebida será realizada exclusivamente em Goiás. Neste primeiro momento a nova cerveja estará disponível em garrafas retornáveis de 600 ml e, a partir de 2021, em latas de 350 ml.

Fonte: Revista Factual.

marketing@vmaq.ind.brAmbev lança ‘Esmera de Goiás’, nova cerveja regional de mandioca