Blog

A meteorologia na gestão do Agronegócio

Sabe-se que os fenômenos da natureza são forças que não podem ser controladas. Porém, graças aos avanços tecnológicos, podem ser previstos com um considerável grau de acerto, e as ações podem ser tomadas de acordo com o que se prevê.

Isso é crucial para o agronegócio, tanto no que diz respeito aos grandes latifúndios, quanto aos pequenos produtores. A seguir, iremos mostrar como a meteorologia pode contribuir para o bom desempenho da sua produção agrícola. Vamos lá?

Quais as tecnologias empregadas na meteorologia?

Estações meteorológicas são instrumentos e sensores instalados em locais planos para colher dados que servirão para a análise do tempo e do clima.

Assim, além da temperatura do ar, esses equipamentos são capazes de coletar:

  • Direção e a velocidade dos ventos
  • Umidade relativa do ar
  • Radiação solar
  • Regime de chuvas
  • Entre vários outros fatores atmosféricos

1. Detectores de raios

meteorologia3 1 150x150 - A meteorologia na gestão do Agronegócio

Esses equipamentos são fundamentais para o agronegócio, uma vez que essa atividade é comumente realizada a céu aberto, ambiente de incidência de raios. Assim, uma detecção precoce dos raios pode prevenir problemas tanto com as pessoas envolvidas na atividade, quanto nas criações e plantações.

A atuação dos detectores de raios é baseada na instalação de antenas capazes de detectar mudanças eletromagnéticas na troposfera com uma precisão bastante alta.

2. Uso de satélites

meteorologi5 150x150 - A meteorologia na gestão do Agronegócio

 

Satélites são sensores bastante sensíveis capazes de detectar variações de temperatura, ainda que pequenas, sendo instalados, comumente, a 800 km de altitude. Eles detectam e monitoram o avanço de queimadas, por exemplo. Estes são grandes aliados da meteorologia.

 

3. Radiossondas

São equipamentos empregados principalmente na detecção da direção do vento, da temperatura, pressão e umidade do ambiente.

4. Monitoramento náutico

É utilizado para obter informações climáticas oceânicas.

Como o monitoramento meteorológico pode ser feito?

Dados meteorológicos podem ser obtidos facilmente, por meio de órgãos especializados. Abaixo, listamos algumas das possibilidades que podem ser utilizadas para analisar o tempo:

1. Boletins de tempo

Essa é a forma mais simples de acompanhar as condições meteorológicas, já que os boletins do tmeteorologia 150x150 - A meteorologia na gestão do Agronegócioempo são amplamente divulgados pelos mais variados veículos da mídia: TV, rádio, internet, jornais entre outros.

Porém, o ponto negativo dos boletins do tempo é o seu curto alcance, por transmitir informações relativas a curtos espaços de tempo, a previsibilidade necessária para o sucesso do agronegócio fica prejudicada.

2. Uso de alertas

Alguns órgãos públicos, como a Defesa Civil, podem transmitir alertas aos celulares sobre eventos climáticos de grande porte.

3. Previsão de curto prazo

Essas previsões, realizadas com base em cálculos e simulações baseadas em informações atuais da atmosfera, fornecem dados úteis para a tomada de decisões imediatas.

4. Previsão de longo prazo

Tecnologia meteorológica pode ser utilizada para fazer previsões a longo prazo, incluindo informações relativas a várias semanas, meses ou estações inteiras. Assim, é possível planejar safras de anos que ainda virão, a ocorrência de fenômenos naturais de grande porte, como El Niño e La Niña, ou a análise de ocorrência de chuvas em longos períodos do tempo.

Quais as vantagens de fazer monitoramento meteorológico no agronegócio?

1. Evitar prejuízos

Quando se tem controle sobre o comportamento de alguns eventos naturais, tais como o posicionamento do vento e o comportamento da chuva, por exemplo, é possível ter controle sobre atividades fundamentais no agronegócio, tais como a aplicação de pesticidas, a plantação de espécies adequadas ao clima, entre outros.

É importante ressaltar que o agronegócio é o setor da economia que sofre mais impactos com desastres naturais, daí a extrema importância do estudo da meteorologia.

2. Melhor planejamento

Planejamento estratégico é de extrema importância para o agronegócio. Muitas atividades, como a irrigação, o preparo do solo e a semeadura, por exemplo, só devem ser planejadas e realizadas com base em fatores climáticos.

Além disso, fatores climáticos podem interferir no comportamento do consumidor, o que permite que a produção seja direcionada para os produtos com maior procura.

3. Maior produtividade

Com o planejamento estratégico sendo feito de acordo com as condições climáticas, as ações passam a ser bem executadas e a produtividade aumenta, isso faz com que a meteorologia gere mais lucro para o negócio.

4. Construção de histórico da propriedade agrícola

Controle de fatores climáticos e seu registro adequado, permitem a construção de um histórico dos acontecimentos da propriedade, o que gera um modo de ação padronizado, caso os eventos se repitam.

5. Competitividade

Sabemos que o agronegócio tem se tornado, nos últimos anos, um ambiente bastante competitivo e o diferencial para o bom posicionamento no mercado pode ser o controle e a aplicação de ferramentas tecnológicas para a melhora da produção. Nesse sentido, prever acontecimentos climáticos permite maior crescimento e lucratividade.

Importância do seguro meteorológico

Apesar de eficientes, as ferramentas de previsão e controle climatológico podem não ser suficientes para proteger a produção agropecuária. Um desastre climático repentino, como chuvas mais intensas que o esperado, queda de granizo ou alagamentos, por exemplo, pode destruir o trabalho de anos, colocando em risco, inclusive, a continuidade das atividades naquela propriedade.

Assim, a adesão a um seguro rural que cubra a sua produção pode fazer muita diferença para seus negócios, uma vez que protege o investimento realizado pelo produtor no plantio, manutenção e colheita da lavoura, reduzindo os riscos da produção agrícola, podendo optar por uma cobertura voltada para a agricultura, para a pecuária, ou até mesmo por um seguro de vida aos envolvidos na produção. É fundamental que o produtor escolha pelo tipo de seguro mais adequado ao perfil do seu negócio.

Conforme vimos, o tempo é um fator crucial para o agronegócio e seu controle é essencial para o sucesso da produção. Assim, saber o que pode acontecer com o clima em médio e longo prazo permite a adoção de medidas que podem salvar o seu negócio, impedindo prejuízos e transtornos.

Fonte: Climatempo Meteorologia.

marketing@vmaq.ind.brA meteorologia na gestão do Agronegócio